A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender.
Nossa
sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem.
Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender
aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais,
costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que
professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer
que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados? Quem
nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices
de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que
esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar
que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais
na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória, impondo
uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que
muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de
aprendizagem informal.
Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem (Pozo, 2002), uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente – que conduz ao seguinte paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender –, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Além disso, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.
Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem (Pozo, 2002), uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente – que conduz ao seguinte paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender –, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Além disso, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.
Nós, enquanto educadores vivemos um momento muito conflitante pois o mundo vive em constante desenvolvimento.
ResponderExcluirO que a sociedade exige dos alunos não é aquilo que lhes sâo oferecidos na sala de aulas pelos educadores.
Em pleno século XXI muitos deles ainda são analfabetos digitais, não tem acesso a rede nem oportunidade para aprender.
Hoje em dia, o avanço tecnológico cresce em descompasso ao nosso aprendizado.
Adriana Cunha, Selma Vieira e Patrícia Régis.
Deixo um desafio junto ao texto: conflitos podem ser superados com mentes abertas à tecnologias; assim sendo, nos cabe a tarefa de sermos os desbravadores dos horizontes educacionais.
ExcluirA tecnologia gera um paradoxo interessante: por um lado se tem muita informação e do outro um analfabetismo no uso de tais informações. Quanto mais se tem, menos se assimila, pois os recursos são ao mesmo tempo tão completos e complexos que se tornam distantes de nossa limitada capacidade de nos adaptarmos às novas realidades.
ResponderExcluirComo vivemos em uma sociedade mercantilista dirigida por um capitalismo selvagem, se torna urgente que o indivíduo consiga aprimorar-se tecnologicamente na mesma proporção em que não perca de vista sua individualidade, nem tampouco se torne frio ao ponto de não conseguir mais contribuir para a construção de fundamentos educacionais satisfatórios, principalmente com intuito de ser útil à coletividade.
Assim, aprender é tão importante como apreender conhecimento, mas ainda mais imprescindível é humanizar a disputa “tecnologia x educação”.
Samuel e Rosiane La Banca
Ao viver em uma sociedade informatizada com tantos recursos a disposição, percebemos que a aprendizagem esta ficando cada vez mais fraca e o mundo esta exigindo um novo profissional a cada dia.
ResponderExcluirOs desafios do dia a dia, as exigências de aprender e as responsabilidades de ensinar exigem de todos uma busca constante de conhecimento e informação com tudo isso acabamos fracassando nessa busca.
Hoje a tecnologia estão tornando e facilitando diversas linguagens no cotidiano escolar e nunca houve tantas pessoas aprendendo várias coisas ao mesmo tempo.
Tantos os profissionais quanto os alunos precisam estar atualizados com as tecnologias do mundo atual.
Franciane Rodrigues dos Santos Diniz
Marilene Pereira Viana
Valéria Maria Cruz de Maria
Destaca-se que o novo profissional da educação precisa estar sintonizado com o que há de novo dentro do universo das tecnologias. Elas são importantes, mas não nos esqueçamos que não há fracassos quando estamos dispostos a trabalhar com amor e dedicação.
ExcluirAtualmente o conhecimento está muito acessível a todas as pessoas,
ResponderExcluirporem na mesma
velocidade que se aprende, também é exigido novas aprendizagens.
O rádio, a televisão, os computadores e até celulares nos bombardeiam de
informações (relevantes ou não) a todo tempo.
Porém, temos que estar cientes que tanta facilidade tecnológica acaba
prejudicando o desenvolver da caminhada, pois tudo já esta pronto, as
pessoas não precisam pensar, procurar e pesquisar. São poucos os que
vão em busca de novas ideias.
É preciso busca a tecnologia agregada a livros e outras fontes de
conhecimento, direcionando assim o foco do aprendizado.
Isabela Jeremias da Silva.
Daniela da Silva.
Dentro das tecnologias, algumas delas são massificantes, mas ainda temos ao nosso alcance produtos que promovem o desenvolvimento de raciocínio lógico e incentivam a criatividade. Se possuímos estas características, com certeza poderemos fazer valer o mesmo a quem educamos.
ExcluirA sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
ResponderExcluirA sociedade está cada vez menos preparada para as novas formas de
conhecimentos,levando os alunos e professores terem dificuldades em se atualizarem.
Com o crescimento das mudanças tecnologia temos que ter um segmento para podermos nos manter atualizados e inseridos num contexto de novas aprendizagem.
Cada vez mais devemos nos atualizar para acompanhar os avanços tecnológicos e utilizá-los em sala de aula e não permitindo assim o fracasso escolar.
Diante do que a sociedade exige, os professores devem estar preparados para lidar com novas informações e ajudando a escola a transformar as mesmas em conhecimentos.
Adriana Maria Pereira e Braz Henrique Fermino.
Está muito claro que precisamos ambientes de aperfeiçoamento para podermos nos atualizar. Creio que o importante é lembrarmos que a aplicabilidade em sala de aula deve ser a meta primeira, de onde decorrem todas as demais.
ExcluirQuando falamos de novas tecnologias fazemos referência, principalmente, àquelas digitais. Hoje, sabemos que a tendência é de que haja uma convergência de tecnologias e mídias para um único dispositivo. O essencial é que este dispositivo possua ferramentas de produção colaborativa de conhecimento, de busca de informações atualizadas.
ResponderExcluirIsso possibilita uma comunicação multidirecional, na qual todos são autores do processo ou, pelo menos, têm potencial para ser.
As novas tecnologias podem ser usadas de diferentes maneiras, mas podem trazer soluções mais eficazes em projetos que envolvem a participação ativa dos alunos, como em atividades de resolução de problemas, na produção conjunta de textos e no desenvolvimento de projetos
O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para: chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, desenvolver a criatividade, a e senso crítico.
Nilceia Zanela Paz
Maria do Espirito Santo Pereira
Terezinha Rocha Cavalheiro
Também acredito que o grande desafio reside em se fazer com que os educandos tenham uma adaptação às tecnologias da mesma forma que os educadores. Tudo bem que não é tarefa fácil para ambos os âmbitos, mas não é impossível desde que haja boa vontade.
ExcluirA cada momento de desafios, procuramos o conhecimento, o saber, buscando novos caminhos de aperfeiçoamento da aprendizagem que continua.
ResponderExcluirNo mundo atual, vivemos constantemente com a tecnologia, onde a aprendizagem se torna algo desafiador.
Com a globalização e todas as informações que precisamos achamos na internet, que nada mais é que atualidade.
A aprendizagem esta associada a tecnologia digital, se tornando mais fácil acesso e prazerosa, contudo significativa, melhorando a qualidade do ensino.
Contudo tambèm fracassamos e aprendemos com o mesmo, e indo busca de novos conhecimentos.
Isabete Cardoso Melo
Fatiana de F. Lopez
Maria de Fatima P.C. de Abreu
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ExcluirA sociedade em que vivemos está em constante transformação. A tecnologia avança dia após dia, por isso nos profissionais da educação precisamos nos atualizar na busca destes conhecimentos, para que possamos transmitir esse conhecimento de uma forma que instigue os alunos na busca do saber e das novas tecnologias. A sociedade de hoje precisa de uma educação de qualidade que forme cidadãos críticos e não passivos.
ResponderExcluirEm meio a tudo que estamos vivenciando hoje, o mercado de trabalho exige profissionais capacitados e atualizados, mas não se trata somente de estar atualizado mas sim de saber transmitir esse conhecimento de forma que eles possam resolver problemas da vida e do seu meio profissional.
Fernanda Guedes Ribas
Leonete Wiggers Ricken
CÍRCULO VICIOSO...
ResponderExcluirConsidera-se que há inúmeras estatísticas de baixos índices educacionais .Contudo, se há medidas de índices, há pesquisa, se há pesquisas, há estudos, se há estudos, medem-se por índices,; e tudo entra em um circulo vicioso.
Se pode dizer que há educação é viciante. Quanto mais o educador investe em seus conhecimentos, mais ele pode levar sua experiencia para a formação de seus alunos, enquanto cidadãos. Estes alunos, também investem em sua educação, para a saída dos círculos viciosos de baixos índe4ces.
A aprendizagem, ocorre desde o nascimento e continua por toda a vida, seja formal ou informalmente. Como que em círculos viciosos, estamos buscando sempre....
GRUPO: Anna Michela e Carla Campos
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ResponderExcluirAprender diante de tantos avanços na tecnologia e no acesso tão livre às informações é um desafio, pois quanto mais aprendemos, mais temos a aprender. Por outro lado, à medida que buscamos acompanhar, correr atrás de novos conhecimentos, mesmo que não atinjamos o grau mais alto, estamos em constante crescimento!
ResponderExcluirAcredito que a chave do sucesso nesse processo de aprendizado é ter a mente aberta para fazer as coisas de outras maneiras, para experimentar, para fracassar e tentar de novo; é não ter medo de avançar e retroceder, atingindo degraus cada vez mais altos!
Basta olharmos para o nosso cotidiano escolar de não mais que 05 anos atrás, para vermos como somos profissionais diferentes, com outras exigências e necessidades, com práticas pedagógicas firmadas em princípios sólidos, mas com uma nova roupagem!
Profª Rosiane Mendes Rosa La Banca
A exigência de novas aprendizagens são constantes, sua velocidade também, o que torna a sociedade cada vez menos preparada para essas novas tecnologias.
ResponderExcluirEssa falta de preparação torna as vezes, o nosso plano de aula massante e cansativo para um aluno que acompanha o acesso a modernidade de forma ampla e rápida.
Essa forma rápida de conviver com as novas tecnologias, faz com que os profissionais tenham que buscar capacitação para que esse plano de aula venha a se tornar mais atraente, motivador e que acompanhe o ritmo tecnológico do aluno, onde a todo o momento ele convive com a informatização num mundo completamente tecnológico.
Elizete Alves da Silva
Nilze Maria Sumariva Silva
Tatiana Moraes Costa
O paradoxo entre: sociedade-aprendizagem-desafios-comunicação
ResponderExcluirAtualmente muito se tem discutido sobre o uso das tecnologias. Vivemos em um paradoxo muito grande a respeito da aprendizagem; a sociedade exige cada vez mais das pessoas. Muitos ainda enfrentam grandes desafios e dificuldades de aprender, um exemplo disto são nossos alunos e filhos que muitas vezes trocam seus espaços do ócio para se dedicar ao conhecimento e mesmo assim, afirmamos que eles aprendem mais e sabem menos, isto causa uma grande frustração para todos. Por tudo isto podemos deixar e questionar a seguinte pergunta: Que cultura é esta de aprendizagem que vivemos?
ATIV 1.1 – Jonathan braescher de Moura
Melise Zenita da Conceição
O uso de tecnologias nas escolas inicia-se lentamente, podemos dizer timidamente, porém percebemos que este vínculo: tecnologia e educadores vem dando resultado positivos. O mundo atual em que vivemos , percebemos constantemente que a tecnologia está presente em nossos dia a dia, nos tornando desafiador.
ResponderExcluirHoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado.
Percebe-se grande busca de educadores na area digital, pois vem se observando que a informática já vem sendo utilizada pela maioria das crianças em nosso Brasil e tal conhecimento só tem a ajudar na experiência e formação de nossos alunos.
EQUIPE: MÁRCIA SILVINO
MARILSE ANDRADE
NEIDE CORDEIRO
Estamos vivendo um mundo globalizado onde a comunicação e o aprendizado se tornou tão rápido que não conseguimos acompanhar. Tanto nós professores quanto alunos, pois a rapidez com que a tecnologia avança em nosso dia a dia e cada vez mais estamos correndo sempre atrás, buscando chegar o mais perto possível, acabamos nos perdendo nesse meio de caminhar e batendo de frente com inúmeras questões: será que estamos preparados para tudo isso? Até onde posso trabalhar com meu aluno se ele já está sempre um passo a mais que eu? Mas ao mesmo tempo nos preocupa o aprendizado que “devemos seguir”.
ResponderExcluirRenata e Terezinha
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ResponderExcluirA escola tem o papel social de oferecer aos educandos maneiras para que possam interagir com o mundo tecnológico, e estimulalos em sua formação como sujeitos críticos e conscientes a não se contentarem às informações dadas . O papel do professor nesse processo é de suma importância, pois sendo um mediador no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, torna-se necessário sempre aprimorar seus conhecimentos a fim de trabalhar da melhor maneira com o uso das tecnologias em seu exercício como educador. As tecnologias na escola desempenham um papel de promover mudanças de atitudes e metodologias de ensino para o professor, é um recurso presente, e que a cada dia está evoluindo rapidamente, trazendo muitos benefícios. Dessa forma é imprescindível que as escolas tenham tanto o recurso material quanto a qualificação dos profissionais para que haja um bom desempenho no uso das tecnologias na educação.
ResponderExcluirShantala Galvarros e Ana Paula Roslindo
Para a utilização das tecnologias na escola, tão importante quanto a riqueza e o encanto dos recursos oferecidos em determinado educativo multimídia ou site educacional, é a elaboração de um planejamento adequado para a utilização dos recursos computacionais e para a produção de resultados. Por mais rico em animações, vídeos e conteúdo que um aplicativo seja, ele não produzirá resultado algum se não for trabalhado de forma a contribuir para a aprendizagem do aluno. O problema é que o professor parece dispor de pouco tempo para planejar, estudar e avaliar seu próprio trabalho.
ResponderExcluirOs desafios para realização de um trabalho eficiente em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional são grandes, mas na mesma proporção, a utilização adequada das tecnologias representam uma oportunidade ímpar de inserir a escola como uma instituição voltada para a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem e, conseqüentemente, para o desenvolvimento de habilidades que se tornem competências nos alunos. Em um mercado competitivo como o Educacional, a escola que desenvolver uma proposta eficiente e de resultados com o uso das tecnologias, certamente terá um referencial que fará a diferença.
Bailarina
ResponderExcluirSer professor nos dias de hoje tem que estar preparado buscando sempre conhecer este mundo de aprendiz. Procurando sempre estar atualizado conforme a necessidade local usando as tecnologias que são oferecidas. Encontrando sempre um meio de fácil acesso até os nossos alunos.
Valéria Maria Cruz de Maria.
24 de junho de 2012 14:18